Horário da central de atendimento: segunda à sexta das 6h às 19h e sábados das 6h às 14h

logo-pretti-light.png

Título acessível, mas invisívela

Varicela (Catapora)

BgPattern.svg

A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, usualmente benigna e que acomete principalmente crianças não vacinadas. No entanto, podem ocorrer complicações graves. É causada por um herpes vírus denominado varicela-zoster.


Indicação

Proteção contra a “catapora” (causada pelo vírus da Varicela-zóster).


Esquema de aplicação

Duas doses. Aplicada a partir de 12 meses de idade. Pode ser aplicada em crianças a partir de 9 meses de idade, sob orientação médica, entretanto, esta criança deve receber uma segunda dose da vacina aos 12 meses de idade mais uma dose posterior. Essa dose posterior deve ser administrada 3 meses após a dose anterior. A partir de 13 anos de idade, são aplicadas duas doses com intervalo mínimo de 1 mês.


Eventos adversos

Dor, vermelhidão e inchaço no local. Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo. Após 5 a 7 dias, podem ocorrer: febre baixa, por 2 a 3 dias, e manchas vermelhas (2% dos casos). Cerca de 3% dos vacinados podem apresentar algumas vesículas, principalmente próximo ao local de aplicação.


Contraindicações

Anafilaxia aos componentes; gestação; imunodeprimidos; uso de corticoide oral ou injetável por mais de 15 dias (>2 mg/kg/dia ou 20 mg/dia de prednisona); doenças febris agudas; tratamento com derivados do sangue (consultar equipe técnica); quimioterapia e radioterapia nos últimos 3 meses. Deve-se evitar gestação por 30 dias e uso de ácido acetilsalicílico (AAS) por 6 semanas após a vacinação. Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina. Caso não sejam aplicadas no mesmo dia, intervalar 30 dias da vacina contra febre amarela, tríplice viral e dengue.

Confira outras dúvidas frequentes: