Herpes-zóster
Herpes zoster é uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo que causa a catapora. O principal sintoma dessa doença é a formação de erupções na pele, que podem coçar ou causar a sensação de “agulhadas”.
A vacina protege o paciente contra essa infecção viral e, principalmente, contra suas complicações, como a neuralgia pós-herpética, que causa uma dor crônica prolongada e de difícil controle.
Indicação
Indicada para a prevenção de herpes zóster em maiores de 50 anos. A partir de 18 anos para aqueles que tenham risco especial para a doença.
Esquema de aplicação
O esquema é composto por duas doses com intervalo de 2 meses entre as doses. Esse esquema independe da ocorrência anterior da doença ou vacinação anterior com a vacina Zostavax (vacina atenuada).
No caso de aplicação anterior da Zostavax, aguardar um mínimo de oito semanas para aplicação da Shingrix.
Eventos adversos
Os eventos esperados são principalmente locais, como dor (frequente), vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Também foram relatados febre, dor no corpo e dor de cabeça.
Contraindicações
Quadro alérgico grave associado a algum componente da vacina ou com a primeira dose. Paciente em quadro agudo de herpes zóster.

