Blog

Aqui você encontra informações importantes sobre exames e tratamentos.

Aqui você encontra informações importantes sobre exames e tratamentos.

Vacina Pneumocócica 20 valente já está disponível no Pretti Vacinas!

O Pretti Vacinas está com uma novidade no seu portfólio, trata-se da vacina Pneumocócica 20-valente conjugada.

Ela é indicada para prevenção das doenças pneumocócicas em bebês a partir de 45 dias de vida até crianças de 5 anos de idade e em adultos maiores de 50 anos. Entre 5 anos e 50 anos, ela só é recomendada para pacientes com condições clínicas especiais.

As vacinas pneumocócicas ajudam a prevenir doenças graves, hospitalização e até mesmo a morte.

Doença Pneumocócica

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também chamada de pneumococo. Ela é a causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos.

Ela pode causar pneumonia, otite e sinusite. Em casos mais graves pode causar septicemia (infecção no sangue) e meningite pneumocócica, a meningite bacteriana mais comum e a mais grave no Brasil atualmente, após o período neonatal.

A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva ou muco, quando pessoas infectadas tossem ou espirram, por exemplo. Ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas também facilitam a disseminação da bactéria.

Uma medida eficaz para proteger você e sua família da doença pneumocócica é através da vacinação. Vá até a unidade com Pretti Vacinas da sua preferência e coloque a imunização da sua família em dia!

 

Dose da vacina R$630,00.

 

Condições especiais: descontos para quem tem convênios parceiros. Confira se o seu plano faz parte na nossa central de atendimento.

 

Onde você pode se vacinar:

Praia do Canto II – Rua Joaquim Lírio, 465

Praia da Costa – Av. Champagnat, 309

Guarapari – Rua José Aarão Jorge, 115

 

Confira algumas dúvidas frequentes sobre a vacina Pneumocócica 20-valente conjugada:

 

 

  1. Quais as doenças causadas pelos Pneumococos?

São responsáveis pela maior parte dos casos de pneumonias comunitárias no Brasil. São também responsáveis por cerca de 50% das meningites bacterianas identificadas no país, sendo as mais graves após o período neonatal. Também são responsáveis por casos de septicemias e otites. Segundo o Ministério da Saúde o número de internações se mantém estável nos últimos anos.

 

  1. Como está a situação dos sorotipos de pneumococos no País?

Há predomínio dos sorotipos 19A e 3, segundo dados do Instituto Adolfo Lutz. Esses sorotipos não estão presentes na vacina Pneumo 1O conjugada utilizada no SUS.

 

  1. Temos problema com resistência bacteriana?

Em relação às infecções pulmonares, não. Infelizmente em relação às meningites, sim. Segundo dados do mesmo Instituto, 51% dos pneumococos causadores de meningites em crianças se mostraram resistentes à penicilina e cerca de 37% à ceftriaxona também nas crianças.

 

  1. Quais os 20 sorotipos que compõem a nova vacina?

Polissacarídeos dos sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 8, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F, 33F, conjugados ao CRM197 (proteína diftérica).   Fosfato de alumínio como adjuvante.

 

  1. A vacina Pneumo 20 conjugada é vantajosa em relação à vacina utilizada no SUS?

Sim. Tanto a Pneumo 13 conjugada como a Pneumo 15 conjugada e a 20 conjugada oferecem vantagens, principalmente por conterem o sorotipo 19A que é o mais comum no país, além de apresentar resistência bacteriana à penicilina e à ceftriaxona.

 

  1. A vacina Pneumo 20 conjugada oferece vantagem em relação às vacinas Pneumo conjugadas 13 e 15?

Teoricamente sim, por apresentar sorotipos a mais. No entanto, o Comitê de Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) considerou não haver indicação de preferência entre a 15 e a 20 na vacinação de rotina das crianças. No entanto, para pacientes especiais e idosos tem vantagem, em razão de ser 20 valente, de dispensar o reforço com a vacina polisacarídica Pneumo 23 que é indicado nos esquemas com as outras vacinas. A mesma posição teve a ACIP americana.

 

  1. Está liberada para todas as idades?

Sim, a partir das seis semanas de vida. Mas a SBIm mantém a recomendação de vacinação rotineira abaixo dos cinco anos e acima dos 50 anos de idade. Nas idades intermediárias recomenda que seja usada apenas nos pacientes de risco aumentado, segundo o calendário de pacientes especiais disponível no site sbim.org.br.

 

  1. Qual o esquema vacinal?

A Sbim recomenda o mesmo esquema vacinal que para as Pneumo 13, 15 e 20 conjugadas. Iniciadas no primeiro semestre de vida, três doses e um reforço após um ano de idade. Iniciada no segundo semestre, duas doses e um reforço após um ano de idade. Iniciada no segundo ano de vida, duas doses. Após os dois anos, dose única. Para pacientes especiais há esquemas especiais.

 

  1. Pode ser intercambiada com as conjugadas 10, 13 e 15?

Sim, pode completar o esquema vacinal das vacinas 13 e 15 valentes conjugadas, não havendo necessidade de se reiniciar o esquema com a Pneumo 20 conjugada. Recomenda-se que aqueles que completaram o esquema vacinai exclusivamente com a Pneumo 1O conjugada (SUS) recebam dose adicional da Pneumo 13,15 ou 20 conjugadas.

 

  1. Para os pacientes maiores de 50 anos de idade e pacientes especiais a SBIm continua recomendando doses adicionais da vacina Pneumo 23 polissacarídica?

Não. No caso de utilização da Pneumo 20 conjugada, dispensa-se a Pneumo 23 (polisacarídica).

  1. E os eventos adversos e contraindicações?

Semelhantes às Pneumo 13 e 15 conjugadas. O evento adverso mais comum é a reação local.

 

*Os valores das vacinas podem sofrer reajuste sem aviso prévio. Além disso, devidos aos cookies e armazenamento do cachê os valores podem sofrer atualizações e não serem atualizados no seu navegador, atualize a sua página para visualizar as informações atualizadas.