A vacina Herpes-Zóster é administrada para a prevenção da infecção viral provocada pelo vírus Varicela-Zoster (VVZ), o mesmo vírus causador da catapora (varicela), que causa lesões na pele, conhecida popularmente como cobreiro.
Após adquirir a catapora, o vírus não é totalmente eliminado do corpo, mantendo-se em seu estado inativo nos gânglios sensoriais, na medula espinhal ou crânio, podendo ser reativado em casos de um enfraquecimento do sistema imunológico. Ao ser reativado, o vírus pode se manifestar levemente ou se agravar, causando erupções cutâneas dolorosas e atingindo órgãos importantes, como os olhos.
O herpes-zóster pode provocar sintomas como:
- Dor intensa e aguda, com sensação de latejamento, queimação e fisgadas;
- Formigamento e coceira, com uma sensação de ardência no local afetado;
- Erupções cutâneas pápulo-vesicular (bolhas com líquido), acompanhadas de dor intensa, seguindo geralmente a rota de um nervo chamada de neuralgia;
- Neuralgia pós-herpética, caracterizada por dor intensa, sensibilidade na região do corpo afetada;
- Fadiga e sensação de fraqueza; dores nos nervos com sensação de pressão;
- Febre, dor de cabeça e mal-estar.
A vacina herpes-zóster ajuda a reduzir a gravidade dos sintomas, prevenindo contra a doença, e está disponível nas unidades do Laboratório Pretti.
Quem deve tomar a vacina herpes zoster?
A vacina herpes zoster é recomendada principalmente para pessoas com risco aumentado de desenvolver a doença, como:
- Adultos com 50 anos ou mais;
- Adultos com sistema imunológico enfraquecido devido a tratamentos como quimioterapia ou ao uso de medicamentos imunossupressores;
- Pessoas que tenham tido catapora, reduzindo o risco de reativação do vírus.
Quais são os efeitos colaterais da vacina herpes-zóster?
Os efeitos colaterais da vacina herpes-zóster geralmente são leves e temporários. Nem todas as pessoas sofrem reações adversas à vacina. Os principais efeitos colaterais são:
- Reações no local da aplicação da injeção como, dor, vermelhidão ou inchaço;
- Fadiga e sensação de fraqueza;
- Dores musculares e articulares;
- Febre leve e náusea.
Em casos de efeitos colaterais mais graves, é aconselhável procurar atendimento médico.
A vacina é eficaz em pessoas que já tiveram herpes zóster no passado?
A vacina herpes-zóster é eficaz em pessoas que já tiveram herpes zóster, sendo uma medida preventiva importante contra o vírus.
A vacina herpes zóster também é recomendada para pessoas que tiveram herpes zóster, pois ajuda a prevenir futuras reativações do vírus e reduz a gravidade dos sintomas caso a doença se desenvolva novamente.
Por que a vacinação contra a herpes zóster é especialmente importante em idosos?
A vacina herpes-zóster protege os idosos contra as possíveis complicações da doença, sendo importante por diversos motivos, tais como:
- Devido à idade aumentar o risco de desenvolver herpes-zóster. Ao envelhecermos o sistema imunológico tende a enfraquecer, tornando as pessoas mais dispostas a infecções virais como o herpes zóster;
- Devido à probabilidade de desenvolver complicações graves de herpes zóster, como a neuralgia pós-herpética, sendo uma condição dolorosa, que pode permanecer por meses ou anos após;
- Devido à dor associada à infecção ser intensa e debilitante, impactando na capacidade de realizar atividades diárias, na qualidade de vida dos idosos e comprometendo o bem-estar.
Onde tomar a vacina herpes-zóster?
Você pode tomar sua vacina herpes-zóster nas unidades do Laboratório Pretti, os serviços de vacinas estão disponíveis nas unidades de Praia da Costa, Praia do Canto II e Guarapari II.
O atendimento é realizado por ordem de chegada de segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 11h.