O HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer.
Existem mais de 100 genótipos de HPV identificados, que são categorizados como de baixo risco para induzir câncer (por exemplo os tipos 6 e 11) ou alto risco para oncogênese (por exemplo os tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58).
Considerado como o responsável pela infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum da atualidade, a transmissão ocorre por via sexual, por contato epitelial direto (pele ou mucosa) ou, raramente, pela exposição ao vírus no trato genital materno com lesões pelo HPV durante trabalho de parto.
Apesar de ser altamente contagioso, muitas pessoas podem não apresentar sinal ou sintoma ao contraírem o HPV (denominado infecção assintomática ou subclínica), logo, a vacinação serve justamente para evitar que a pessoa assintomática transmita o vírus para outras pessoas.
Prevenção e diagnóstico precoce do HPV
Prevenção e diagnóstico precoce do HPV são essenciais para evitar complicações.
A vacinação e práticas sexuais seguras, como o uso de preservativos, são as melhores formas de prevenção. Para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, exames clínicos e específicos, como o teste de Papanicolaou para mulheres e a pesquisa do HPV são fundamentais.
Quais os principais fatores de risco para o câncer de colo de útero
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais fatores de risco para o câncer de colo do útero são:
● Infecção por HPV: principal causa do câncer cervical;
● Comportamento sexual de risco: ter múltiplos parceiros sexuais;
● Tabagismo: fumar aumenta o risco de desenvolver câncer cervical;
● Início precoce da atividade sexual: iniciar a atividade sexual em uma idade jovem está associado a um maior risco de câncer cervical;
● Uso de contraceptivos orais.
Onde tomar a vacina contra o HPV?
Nos laboratórios Pretti, você pode receber a vacina contra o HPV nona valente (HPV9 ou Gardasil® 9), indicada para meninas, meninos, mulheres e homens entre os 9 a 45 anos de idade. Não há necessidade de agendamento prévio. Você pode contar com uma equipe multidisciplinar para realizar a aplicação da vacina e te orientar sobre o esquema de doses.