O TSH é um hormônio cuja principal função é a de regular a atividade da tiroide, responsável pela produção dos hormônios T3 (ou tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina ou tiroxina).
O que é TSH
O TSH é produzido pela glândula pituitária, localizada no cérebro. Sua função principal é regular a produção dos hormônios tireoidianos T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) pela tiroide, importantes para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento do corpo.
A quantidade de TSH que a hipófise envia para a corrente sanguínea depende da quantidade de T4 que a hipófise vê. Se a hipófise vê muito pouco T4, então produz mais TSH para dizer à glândula tiroide para produzir mais T4. Quando o T4 na corrente sanguínea ultrapassa um certo nível, a produção de TSH pela hipófise é interrompida.
Quais são as situações nas quais os níveis de TSH podem alterar?
- uso de certas medicações em pessoas sem história de doença tiroidiana
- naquelas com diagnóstico de hipotiroidismo e que utilizam levotiroxina
- quando o jejum de 30 minutos após a medicação não é seguido
Quando é indicado realizar o exame de TSH?
A indicação para a avaliação dos níveis de TSH é médica e a conduta a ser tomada irá depender de vários fatores.
O que significa níveis alterados do TSH?
Um nível elevado de TSH indica que a glândula tiroide não está produzindo hormônio tiroidiano suficiente (hipotiroidismo primário). A situação oposta, em que o nível de TSH está baixo, geralmente indica que a tiroide está produzindo hormônio tiroidiano em excesso (hipertiroidismo).
Ocasionalmente, um TSH baixo pode resultar de uma anormalidade na glândula pituitária, que a impede de produzir TSH suficiente para estimular a tiroide (hipotiroidismo secundário).
Na maioria dos indivíduos saudáveis, um valor normal de TSH significa que a tiroide está funcionando adequadamente.
Como é realizado o exame
O exame de TSH é realizado através de uma coleta de sangue.
O jejum não é necessário, mas é importante informar os medicamentos em uso nos últimos 30 dias, em especial hormônios tiroidianos, amiodarona e glicocorticoides. E, caso faça uso de hormônios tiroidianos como Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®, sugere-se que a coleta seja feita antes de tomar o medicamento, ou, pelo menos, quatro horas depois disso.
O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina deve ser suspenso 3 dias antes da coleta.
Realize seu exame no Pretti Laboratório
Faça consultas médicas regulares e, caso seu médico solicite TSH, faça seu exame no Laboratório Pretti!
Estamos há mais de 50 anos no Espírito Santo e temos diversas unidades nas cidades de Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória. Encontre a mais próxima de você ou conte com a conveniência da nossa coleta domiciliar.
Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp (27) 2124-0400 ou pelo telefone (27) 4004-6581.